No poker, o principal desafio para um programa de computador é o número de variantes que podem ocorrer em cada jogo

Confira aqui
Existem muitos deles, por isso é difícil analisá-los todos usando métodos tradicionais. Os pesquisadores visaram uma variante do poker chamada HULHE (Heads-Up Limit Hold’em), também conhecida como poker Texas Hold’em. Esta é a variação mais frequentemente jogada por dois jogadores, usando um baralho completo de 52 cartas. Há uma quantidade fixa de aumentos e chamadas.

Em tal jogo, o número de combinações é 3,16 x 10 elevado a 17, e o número de situações em que o jogador deve tomar uma determinada decisão é 3,19 x 10 elevado a 14. O algoritmo desenvolvido pode aprender enquanto você joga, melhorando automaticamente suas habilidades e alcançando o nível mestre após jogar cerca de 1500 mãos. No início, o programa toma muitas decisões de forma aleatória, mas com o tempo elimina de seu catálogo aquelas que levaram ao fracasso.

Este mecanismo conhecido como “minimização de arrependimento contrafactual” foi usado pela primeira vez em 2006 durante a Competição Anual de Poker de Computador. Cientistas canadenses melhoraram e, graças às correções introduzidas, o algoritmo agora funciona quase perfeitamente. Eles também tiveram que lidar com outro problema.

O aplicativo que usa o algoritmo é acompanhado por um enorme banco de dados com capacidade de 262 TB. Para reduzir os requisitos de capacidade de armazenamento necessária e encurtar o tempo de acesso aos dados, foi necessário desenvolver um método especial de compactação, graças ao qual o banco de dados poderia ser reduzido a “apenas” 11 TB.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *